Médico ou Dentista?

No Brasil, a pessoa que faz faculdade de Odontologia sai formado como cirurgião-dentista, clínico generalista e para ser médico tem que cursar a faculdade de medicina.

Publicado em: 21/05/2016

   No Brasil, a pessoa que faz faculdade de Odontologia sai formado como cirurgião-dentista, clínico generalista e para ser médico tem que cursar a faculdade de medicina. Já em alguns outros países o dentista é um médico especializado em Odontologia.

 

   A confusão de muitas pessoas acontece porque o ensino desta arte foi de início vinculado às Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia,quando em 25 de outubro de 1884, pelo Decreto nº 9311 do Governo Imperial foi oficialmente instituído no Brasil o ensino de Odontologia.

 

   Este curso pioneiro passou a ter melhores condições apenas em 1911, quando, por Decreto promulgado em novembro de 1919, o então curso oferecido pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro se transformaria em Faculdade de Odontologia, com quatro anos de duração.

 

   O cirurgião-dentista (conhecido popularmente por ondontólogo ou dentista) pode atuar em diferentes especialidades como: Ortodontista, Odontopediatra, Periodontista, Cirurgião buco-maxilo-facial, Protesista, Endodontista, Estomatologista ou Implantodontista (mas todos são cirurgiões-dentistas,dentistas ou odontólogos).