O que é ESTOMATOLOGIA?

Estomatologia é a especialidade odontológica que tem o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças da cavidade bucal e das estruturas anexas (lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares e amígdalas).

Publicado em: 13/08/2015

Estomatologia é a especialidade odontológica que tem o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças da cavidade bucal e das estruturas anexas (lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares e amígdalas).

Essa especialidade também atua nas manifestações bucais de doenças sistêmicas, como hipertensão, diabetes, doenças dermatológicas, doenças autoimunes, assim como no diagnóstico e prevenção de outras enfermidades que possam interferir no tratamento odontológico.

Dentre as inúmeras afecções que podem acometer a boca e as áreas adjacentes, podemos-se citar as doenças autoimunes, infecções bacterianas, fúngicas e virais, síndromes com manifestações bucais, cistos, tumores e os mais diversos tipos de câncer. Um campo de atuação importante da Estomatologia é o suporte ao paciente com câncer, os pacientes oncológicos, atuando nas complicações advindas do tratamento anti - neoplásico como radioterapia ou quimioterapia.

A Estomatologia é uma especialidade que se inter-relaciona muito com as outras especialidades odontológicas e especialidades médicas. Exige dos seus profissionais um estudo contínuo, desenvolvimento do raciocínio lógico e senso crítico apurado.

Dra. Thaís Feitosa Leitão de Oliveira

Cirurgiã-dentista - UFBA
Doutora em Estomatologia (FOB - USP)
Mestre em Ciências da Saúde (UFBA)
Professor da Especialização em Implantodontia - IPEO-NEOBA/BA
Pós-graduada em Suporte a Pacientes Oncológicos e Transplantados e Odontologia Hospitalar (FOB - USP).