Usar fio dental Diariamente?

Porque é a única forma eficiente de se fazer a limpeza mecânica entre os dentes!

Publicado em: 10/10/2018

É claro que todos sabem da importância de se usar o fio dental DIARIAMENTE, ou pelo menos todos deveriam saber! E sabem por que!?

 

Porque é  a única forma eficiente de se fazer a limpeza mecânica entre os dentes!

 

Ao alimentarmos, acumulamos sujeira em todas as partes dos dentes. A escova de dente consegue remover a maior parte destas sujeiras, mas o FIO DENTAL, é o grande responsável pela limpeza eficiente entre os dentes, mesmo sendo "bem juntinhos". As laterais de cada dente devem ser "raspadas" pelo utensílio, até mesmo o último dente!!

 

Devemos, entretanto, dosar a força para não machucar a gengiva, não é pessoal!? Na grande maioria das vezes, nós dentistas pensamos que se a gengiva sangra ao escovar ou passar fio dental, é um sinal de que algo está errado . Tártaros, cáries , sujeiras ou deficiência de alguma vitamina, podem ser as causas de um sangramento após a higienização dentária, aliás, quem não tem o hábito de passar fio dental diariamente, é um grande candidato a ter cárie entre um dente e outro! Esta Cárie, que tem difícil diagnóstico, tem um  grau de complexidade elevado para uma restauração de excelência!

 

Sabemos que para uma correta limpeza, precisamos ter uma certa destreza manual, que com o hábito diário logo logo adquire-se, porém quem tem dificuldade de limpar aquele último dente, lá atrás, não se desespere!!!  Já existem tipos de fio dental com suporte que é uma maravilha, inclusive quando começarmos a introduzir essa rotina para as crianças!!

 

Em falar em tipos de fio dental, outra grande dúvida é : Qual comprar?!   Existem os multifilamentados (nylon) e os Monofilamentados (ou PTFE - fita dental) Diferença básica: O primeiro desfia mais facilmente que o segundo! Principalmente quando os dentes são "bem juntinhos"! Para alguns, a escova interdental também é um excelente aliado para uma higienização eficiente!

 

E para finalizar: Passar fio dental antes ou depois de escovar os dentes!? Muita gente me pergunta isso, mas a diferença é mínima, a ponto de eu sempre dizer que não tem relevância! faça da forma que lhe for mais conveniente! O que importa, pessoal, é fazer uma limpeza correta, não esquecer nenhuma etapa e (mais importante) ter uma rotina DIÁRIA!!

 

 

Igor Fernandes Germano - Gestor Clínico - Cirurgião Bucomaxilofacial - Protesista