BLOG

Chupeta: Verdades e Mentiras

A sucção é normal e comum no bebê. Ao ser amamentado no peito, além de obter a nutrição, a criança experimenta outras sensações como prazer, satisfação, euforia, bem-estar e segurança.

A amamentação não satisfaz os prazeres, totalmente, em todas as crianças e assim será necessária uma sucção complementar como dedo ou chupeta.

Para acalmar ou evitar que ele se habitue a chupar o dedo, oferecemos a chupeta, pois é mais fácil de eliminar posteriormente.

É preferível a chupeta ou a sucção de dedo? Chupeta arredondada ou “ortodôntica”?

Tanto a sucção de dedo quanto a chupeta (inclusive a chamada “chupeta ortodôntica”) podem causar alterações na arcada se a crianças utilizar com alta freqüência e intensidade.

Comparando com a chupeta convencional, a chupeta anatômica (ou “ortodôntica”) apresenta a vantagem de manter os lábios em melhor posição e interferir menos na alteração do palato (“céu da boca”).

Até que idade a chupeta deve ser removida?

Depende do estado emocional de cada criança e da freqüência. Até 5 anos é provavel que exista maior chance de ocorrer a correção espontânea da mordida aberta depois de retirada da chupeta ou sucção de dedo.

Entretanto, bebês e crianças apresentam necessidades de sucção variadas e cada caso deve ser avaliado no contexto do seu desenvolvimento emocional. Os pais devem impor disciplina e limite, desviando a atenção quando a chupeta está na boca e sem os movimentos de sugar, até que a criança esteja totalmente preparada para a retirada total do hábito.

A chupeta é um mal necessário? Acalma o bebê?

As pesquisas têm demonstrado grande aumento na porcentagem de crianças com hábitos de sucção em países industrializados a partir de 1970.

Isto leva à reflexão sobre o uso de chupeta para substituir outras necessidades dos bebês como desconforto, susto, fome, cansaço, insegurança ou desejo de afeto, que também se expressam por meio do choro.

Existe algum benefício com o uso da chupeta? Quando ela pode ser útil?

Uma vez que o bebê saciou sua fome e ainda continua mamando para suprir a necessidade de sucção ocorre, em muitos casos, regurgitação do excesso de leite. A importância da chupeta, nesse caso, pode atuar como complemento de sucção, para trabalhar os músculos faciais, e deve ser retirada assim que terminar os movimentos ou quando o bebê dormir. A intenção é satisfazer a sucção que faltava. Desta forma, a chupeta se torna útil também para prevenir a instalação do hábito de sucção de dedo.

Dr Danilo Dourado – Odontopediatra CRO/BA: 9247

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados