Disfunção da ATM e Dor Orofacial

Dor orofacial é a expressão adotada na área de saúde para se referir às condições dolorosas que acometem estruturas da cavidade oral, cabeça e pescoço. Estão representadas neste grupo desde as dore de origem dentária, como a popular “dor-de-dente” às dores de cabeça incluindo também alguns distúrbios nervosos como a neuralgia do trigêmio.

A disfunção da ATM é a expressão mais comumente utilizada para descrever de forma genérica o mau funcionamento da Articulação Têmporo-Mandibular que é a junta da mandíbula com o crânio, logo à frente do ouvido e que, de certa forma, também faz parte das dores orofaciais e representa um percentual bem elevado destas. Outras expressões também são utilizadas como, por exmplo: DTM, que significa: Disfunção Têmporo-Mandibular, DCM: Disfunção Crânio-Mandibular; dentre outras.

As disfunções da ATM são causadas por diferentes patologias que podem ser de origem traumática, bacteriana, auto-imune ou dentária. Estas diferentes patologias, precisam ser bem pesquisadas e diagnósticadas para que se possa estabelecer um tratamento individualizado, isto significa: identificar as estruturas danificadas, descobrir qual a origem destes danos, mensurar o quanto estes danos alteram a dinâmica muscular, o ciclo mastigatório e o funcionamento do sistema como um todo, estimar a possibilidade de sucesso e por fim planejar a terapêutica.